Blog

A favor da baleia-franca

Postado por:

O ProFRANCA é o novo projeto realizado pelo Instituto Australis e conta com o patrocínio da Petrobras.

Esforços para a recuperação populacional das baleias-franca no sul do Brasil vêm sendo realizados há mais de três décadas. Esta é área de reprodução da baleia-franca-austral, que migra para o Brasil para acasalar e ter seus filhotes durante o inverno e primavera.

A baleia-franca, ainda é classificada como “em perigo” na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, porém vem se recuperando do período de caça. É a única espécie de baleia ameaçada que reproduz na costa do Brasil. As últimas estimativas apontam que apenas 200 fêmeas reproduzem e frequentam com regularidade o litoral sul do Brasil. Além disso, nos últimos anos o número de baleias-franca registradas no sul do Brasil tem sofrido grandes oscilações. Em alguns anos registramos menos da metade de baleias quando comparado a anos anteriores. Além disso, percebemos também que o tempo que as baleias permanecem na área reprodutiva está se alterando.

Nesse ano, um novo projeto vem somar para a conservação da espécie, o ProFRANCA – Projeto Franca Austral – que é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Socioambiental.

No sul do Brasil, a baleia-franca ocorre em águas costeiras uma região muito influenciada pela presença de atividades humanas. A principal área de ocorrência é a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, no litoral centro-sul de Santa Catarina, região onde a presença costeira da espécie proporciona um desenvolvimento socioeconômico importante, uma vez que permite desenvolver um setor único do turismo sustentável. Entender as causas da oscilação no número de baleias é essencial para a conservação da espécie assim como para a manutenção dos benefícios socioambientais proporcionados pela presença das baleias na região.

Apresentando o ProFRANCA para participantes do programa De Férias com as Baleias

Para atingir um objetivo geral relacionado à conservação da baleia-franca-austral, o ProFRANCA possui oito objetivos específicos: um direcionado à pesquisa científica sobre a baleia-franca, incluindo monitoramento aéreo, monitoramento a partir de pontos-fixos e uma nova linha de pesquisa para identificar as áreas de alimentação da espécie; um focado a identificar potenciais áreas de conflito com atividade antrópica; três objetivos direcionados à formação, capacitação e mobilização social, promovendo o envolvimento desde o público infantil até adulto, incluindo atividades escolares e cursos de capacitação; um objetivo direcionado à formulação de políticas públicas; um objetivo direcionado à implementação de medidas ecoeficientes e um objetivo direcionado à sustentabilidade institucional. Alinhando a pesquisa e o desenvolvimento socioambiental da região sul do estado de Santa Catarina, o ProFRANCA busca trabalhar de modo a conservar e valorizar a baleia-franca-austral no sul do Brasil, a única espécie de baleia que se reproduz em águas brasileiras

Para saber mais, visite www.baleiafranca.org.br e acompanhe as novidades no site e nas redes sociais @institutoaustralis .

ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

0
  Postagens Relacionadas
  • No related posts found.

Adicione um Comentário