Blog

Dia da Baleia-Franca é comemorado em Santa Catarina

Postado por:

Sunset da Baleia é um evento para celebrar o dia 31 de julho, Dia da Baleia-Franca, e o início da temporada reprodutiva das baleias.

O Dia da Baleia-Franca foi instituído oficialmente pelo Ministério do Meio Ambiente, a partir de proposta do Instituto Australis, em função da constatação do retorno de uma baleia-franca que encalhou há 17 anos, e foi devolvida ao mar. O encalhe foi em 2003 e o retorno foi no dia 31 de julho de 2017, quando a baleia catalogada com o número B291 foi avistada de volta a Santa Catarina pela primeira vez depois do resgate. Como o resgate desta baleia ocorreu no pôr-do-sol, e o retorno foi registrado na Praia do Sol (Laguna, SC), ela recebeu o nome “Sunset”, daí o nome do evento, Sunset da Baleia.

No ano do encalhe ela tinha com cerca de um ano de idade, e quando retornou em 2017 estava com um filhote. “Estamos dando continuidade ao monitoramento das baleias-franca graças ao patrocínio da Petrobras ao ProFRANCA, e temos a expectativa que a Sunset retorne este ano, já que o ciclo reprodutivo das baleias-franca é de três anos, e esse é o intervalo de retorno mais frequente das fêmeas aqui para o nosso litoral”, explica Karina Groch, Diretora de Pesquisa do ProFRANCA/Instituto Australis.

O evento foi criado para comemorar o retorno da Sunset e das baleias-franca a cada temporada reprodutiva no Brasil. A baleia-franca foi caçada até quase a extinção, sua população está se recuperando, mas ainda é classificada como uma espécie ameaçada. É a única espécie de baleia ameaçada de extinção que se reproduz na costa brasileira. Além de Diretora da instituição, a bióloga Karina Groch é responsável por fazer a análise criteriosa das fotos das baleias franca e constatou o retorno da Sunset em 2017. “Esta descoberta nos incentivou a criar uma data para comemorar, mas também chamar a atenção para a necessidade de preservação dos oceanos visando a conservação das baleias, para que continuem retornando para ter novos filhotes em  nosso litoral, permitindo o crescimento populacional e que no futuro saiam da lista de espécies ameaçadas”, comenta Karina.

Este ano, a comemoração será numa transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: ProFRANCA – https://youtu.be/E6BhjLl3JHw, será no dia 31 de julho, a partir das 19h.  A live será animada com show de Teto Fernandes (@tetofernandes ) músico de Imbituba, e terá participação de muitos parceiros, sorteio de brindes e indicação de doações para a APAE-Imbituba.

Sorteios Dia da Baleia-Franca 2020

Além de muita música e informações sobre a temporada de baleias-franca no Brasil, teremos os tradicionais sorteios de brindes durante a live, desta vez com brindes inéditos ProFRANCA, que conta com patrocínio Petrobras. Confira aqui os itens do KIT ProFRANCA: baleia-franca de pelúcia, copo ecológico, chaveiro, adesivo, lápis jornal, e lápis semente. Para garantir a chance de ser sorteado o participante deve seguir o nosso canal no Youtube https://youtu.be/E6BhjLl3JHw, deixar seu like e ativar o lembrete da Live!

As regras para participar são:

  • Estar assistindo a live, ao vivo, dia 31/07;
  • Escrever nos comentários da live: #sunsetdabaleia

Atenção, o envio do Kit será por PAC para endereços apenas no Brasil.

Doações Dia da Baleia-Franca 2020

O momento atual pede solidariedade, e por isso neste Dia da Baleia-Franca 2020 queremos incentivar doações às instituições que precisam. Durante a transmissão do evento, doações poderão ser feitas para a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Imbituba/SC. A APAE estará disponível no momento da live para mais informações. A APAE-Imbituba é referência no atendimento às pessoas com necessidades especiais na Capital Nacional da Baleia Franca. Atende cerca de 149 pessoas com necessidades especiais, que estão matriculadas, mas possui uma grande lista de espera. Além disso realiza atendimento relacionado à educação especial, saúde e serviço social.

Como fazer doações:

  • Através de transferência bancária – para conta da APAE – Imbituba
  • Através de cestas básicas – a combinar a entrega com a APAE
  • Dados:
    Nome: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Imbituba
    CNPJ: 83.291.807/0001-58
    Banco do Brasil (001)
    Agência 1408-7
    Conta corrente: 216100-1

Doe o que puder! Qualquer valor faz a diferença! Seja você a mudança que quer ver no mundo!

Participe e convide seus amigos!

ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

0
  Postagens Relacionadas
  • No related posts found.

Adicione um Comentário