Blog

Live Franca – Conversa Franca sobre as Baleias

Postado por:

Nos meses de maio e junho, realizamos nosso primeiro ciclo de Lives nas redes sociais, uma ação do ProFRANCA – Projeto Franca Austral, que conta com patrocínio da Petrobras. A “Live FRANCA” foi realizada às quintas-feiras as 17 horas, no Instagram @institutoaustralis, com o intuito fornecer conteúdo online sobre as baleias-franca nesse período de isolamento social, já que a temporada reprodutiva da espécie começando.

Os assuntos foram diversos e abordados pela Karina Groch (Diretora de Pesquisa do ProFRANCA), e pelo Eduardo Renault (Gerente de pesquisa do ProFRANCA), e contamos também com participações de pesquisadores convidados, para aprofundarmos mais na especialidade do tema de cada semana.

As Lives continuam disponíveis no nosso instagram para quem quiser ver novamente, ou para quem deixou de ver alguma. Acesse @institutoaustralis e confira este entre outros conteúdos sobre a baleia-franca.

Em julho teremos uma Live muito especial em comemoração à chegada das baleias. Acompanhe nossas redes sociais que em breve divulgaremos a data.

Confira abaixo a lista de Lives realizadas:

A primeira Live FRANCA, “Falando Baleiês – Como as baleias-franca se comunicam?” foi realizada no dia 07/05, com mais de 500 espectadores. O tema foi apresentado pela Dra. Karina Groch, Diretora de Pesquisa do IA e Coordenadora do ProFRANCA, com uma convidada muito especial, Júlia Dombroski, Doutoranda em bioacústica e pesquisadora associada do Instituto Australis. No bate-bapo Karina e Júlia abordaram aspectos sobre as pesquisas já realizadas sobre o comportamento vocal das baleias-franca, quais metodologias e equipamentos são utilizados para captar os sons, quais as dificuldades e o que sabemos sobre como as baleias-franca se comunicam. Júlia contou ainda sobre sua experiência em estudos com bioacústica, e ressaltou o foco das pesquisas para a próxima temporada reprodutiva das baleias-franca.

Na segunda Live da série, no dia 14/05, a Dra. Karina Groch apresentou o assunto “RG das Baleias-franca, como reconhecemos cada uma delas?”. As baleias-franca tem características únicas que a diferenciam uma das outras, e o Instituto Australis já tem mais de 1000 indivíduos catalogados. Nessa Live Karina explicou como é feita esta catalogação, e o que sabemos até agora. Esta ferramenta nos dá a possibilidade de estudar individualmente as baleias-franca que passam pelo nosso litoral.

E para finalizar o mês de maio, tivemos no dia 28/05 as 17h, A Live “Baleias-Franca no Brasil: como anda a população da espécie?” com biólogo PhD. Eduardo Renault-Braga, Gerente de Projeto do ProFRANCA e Gerente de Pesquisa do Instituto Australis. Eduardo contou como anda a população da baleia-franca-austral no Brasil atualmente, com os resultados da sua recém aprovada Tese de Doutorado. Após analisar 15 anos de dados de foto identificação de baleias-franca conseguimos estimar alguns parâmetros populacionais da espécie. Nessa Live conversamos sobre a última atualização destes parâmetros e quais as consequências para a conservação.

Em junho o ciclo de Lives continuou com mais convidados especiais. No dia 04/06, a Live “A Saúde das Baleias – O que sabemos e como pesquisamos?” teve a participação da Dra. Kátia Groch, Médica Veterinária, da Texas A&M University (EUA), Laboratório de Patologia Comparada de Animais Selvagens/FMVZ/USP, e pesquisadora associada do Instituto Australis. Na semana em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, tivemos uma Conversa Franca sobre a saúde das baleias! Mas qual a importância das baleias para o meio ambiente? Como estudamos e avaliamos a saúde das baleias? O que conseguimos descobrir sobre a saúde das baleias examinando animais encalhados? Quais as dificuldades e necessidades de pesquisa?

No dia 11/06, a Live FRANCA da semana em que comemoramos o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia do Oceanógrafo, foi sobre um tema muito importante: “Mudanças climáticas: quais os efeitos sobre as baleias?”. A convidada especial foi a PhD. Elisa Seyboth, pós-doutoranda na Cape Peninsula University of Technology (CPUT), África do Sul que conversou com o PhD. Eduardo Renault-Braga. Elisa foi nossa estagiária e durante o Mestrado analisou uma série de dados coletados a partir do monitoramento aéreo para verificar a relação entre as mudanças climáticas e as baleias-franca!

No dia 18/06 o tema foi “Genética de baleias: desvendando os mistérios das francas”. O bate-papo foi entre a PhD. Karina Groch e a PhD. Larissa Rosa de Oliveira pesquisadora do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS) e coordenadora do curso pós-gradução em Biologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS). No bate papo a convidada falou sobre estudos genéticos e sua importância na conservação das baleias-franca, como a genética vem ajudando a desvendar as rotas migratórias da espécie e a conexão entre as populações, e como isso interfere na sua preservação.

No dia 25/06 fizemos a última “Live FRANCA” da série, “Farol das baleias: monitoramento das baleias-franca no RS” e conhecemos um pouco mais sobre os estudos realizados com baleias-franca no Rio Grande do Sul através do Projeto Farol das Baleias. Para isso convidamos o biólogo PhD. Daniel Danilewicz (Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul – GEMARS) para bater um papo com o gerente de pesquisa do ProFRANCA, o biólogo PhD. Eduardo Renault-Braga.

Não precisa sair de casa para ficar por dentro das nossas ações de pesquisa em prol da conservação da única espécie de baleia ameaçada de extinção que se reproduz em águas brasileiras. A Live FRANCA foi transmitida pelo Instagram do @institutoaustralis e está disponível no IGTV e no Canal ProFRANCA do Youtube.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental

0
  Postagens Relacionadas
  • No related posts found.

Adicione um Comentário