Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca

Nosso Centro de Visitantes fica no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, nossa sede operacional, onde estão centralizadas todas as atividades do Instituto Australis.

O Centro fica localizado na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, SC.

A praia de Itapirubá é uma das enseadas com maior freqüência de avistagens de baleias franca no Brasil. O Centro de Visitantes conta com deck para observação de baleias, loja com produtos exclusivos, a réplica de um filhote de baleia em tamanho real e o Espaço Australis um novo espaço de educação ambiental onde está sendo montado o esqueleto de uma baleia franca adulta.

O Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca conta ainda com laboratório de pesquisa, escritórios administrativos e sala de reunião.

Foi construído em 2003, com recursos da PETROBRAS, com apoio da Cerâmica Itagres e das empresas FunDive e Intelbras, em terreno doado pela comunidade de Itapirubá.

Em 2017 o Centro foi revitalizado, e ganhou na fachada uma pintura do artista Alexandre Huber (Huber Arte Marinha): uma baleia franca em tamanho adulto!

O telefone do Centro é (48) 3255-2922.

Nosso endereço para correspondência é:
Caixa Postal 201, Imbituba, SC
88780-000

Visite nosso Centro de Visitantes e conheça de perto nosso trabalho, as visitas são gratuitas!

Horário de Funcionamento: 

  • Temporada das Baleias (15 de Julho a 30 de Novembro): terça a domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
  • Verão (01 de Dezembro a Fevereiro (carnaval)): terça a sábado, das 9 às 17 horas (nao fecha ao meio-dia).
  • Baixa Temporada (Fevereiro/Março (após carnaval) a 14 de Julho): terça a sábado, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.