ATENÇÃO! As inscrições para o Programa de Voluntariado Temporada 2018 estão encerradas!

O Instituto Australis possui dois Programas de Voluntariado:

– Temporada Reprodutiva das Baleias Franca: oferecido de Julho a Novembro.

– Temporada de Verão: oferecido de dezembro a Fevereiro, dedicado a educação e sensibilização Ambiental (Para informações e como se candidatar clique aqui.

O Programa de Voluntariado é direcionado especialmente para estudantes de biologia, oceanografia, veterinária e áreas afins.

Poderão ser aceitos recém-formados, porém é dado a preferência a estudantes de graduação que estejam vinculados a uma instituição de ensino. Poderá ser realizado convênio para estágio curricular obrigatório. Para tanto, o candidato selecionado deverá verificar os requisitos em sua universidade e entrar em contato o mais breve possível após a seleção através do email: pesquisa@baleiafranca.org.br.

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO TEMPORADA REPRODUTIVA 2018

O Projeto atua principalmente na costa centro-sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul, onde são realizados estudos sobre dinâmica populacional, ecologia comportamental, atendimento a encalhes, monitoramento de atividades antrópicas como o turismo de observação de baleias embarcado e atividades portuárias, além de um trabalho de sensibilização das comunidades locais e usuários da região. As atividades são realizadas através de observações a partir de terra, levantamentos aéreos, palestras e distribuição de material educativo.

As atividades desenvolvidas pela equipe do Programa de Voluntariado consistem principalmente de:

  • monitoramento da ocorrência de baleias francas a partir de pontos fixos em terra ao longo de praias do litoral centro-sul do estado de Santa Catarina, incluindo a área da APA da Baleia Franca;
  • monitoramento da área portuária e adjacências, no município de Imbituba/SC;
  • auxílio no atendimento a encalhes de animais marinhos no interior da UC APA da Baleia Franca/ICMBio;
  • limpeza e recuperação de esqueletos para acervo osteológico;
  • atendimento de visitantes ao Centro de Conservação Nacional da Baleia Franca (Praia de Itapirubá Norte – Imbituba/SC) e no Museu da Baleia de Imbituba (Praia do Porto – Imbituba/SC);
  • atividades no Laboratório de Pesquisa como digitação de dados, manutenção de equipamentos de campo, atualização de banco de dados online, planejamento e execução de atividades de Educação Ambiental em escolas e eventos regionais;
  • organização e manutenção da sede e alojamentos.

Os candidatos devem preencher os seguintes requisitos:

  • possuir conhecimentos na área de biologia, zoologia, oceanografia ou áreas afins;
  • capacidade de trabalhar em locais isolados, ao ar livre e em condições adversas;
  • habilidade de trabalhar, viver e se comunicar com outras pessoas;
  • capacidade de trabalhar e viver sozinho, em contato com a comunidade local;
  • entusiasmo e dedicação para trabalhar várias horas consecutivas no campo ou escritório.

As inscrições para o Programa de Voluntariado são realizadas somente através do formulário online disponibilizado nesta página durante o período das inscrições.

O Programa de Voluntariado tem duração de 5 meses e exige-se dedicação integral. É oferecido alojamento durante todo o período, bem como o transporte necessário à execução das atividades. Não há remuneração e as despesas com deslocamento desde a cidade de origem do voluntário até o município de Imbituba será de responsabilidade do voluntário.

O Programa de Voluntariado da Temporada 2018 iniciará no dia 09 de julho e se estenderá até 05 de dezembro.

Um treinamento para o Programa é realizado nas primeiras semanas, período em que os selecionados são avaliados, para posterior efetivação da sua permanência. Quando da efetivação, o voluntário deverá assinar um Termo de Compromisso.

Para candidatar-se as vagas deve ser preenchido o Formulário Online de Solicitação de Voluntariado (disponibilizado aqui no período das inscrições – Abril e Maio) e enviadas 02 (duas) cartas de recomendação (clique aqui para fazer o download do formulário padrão) de professores universitários e/ou profissionais das áreas de conhecimento afins que deverão ser enviadas pelo próprio professor para o email pesquisa@baleiafranca.org.br aos cuidados de: Karina R. Groch, Diretora de Pesquisa. O email deverá conter no assunto: Carta de Recomendação [nome do Candidato].

Após o envio do formulário, o candidato recebe uma mensagem confirmando o recebimento do pedido de inscrição. A inscrição, porém, só é efetivada após o recebimento das 2 (duas) cartas de recomendação (além do formulário online).

As inscrições serão recebidas até o dia 06 de maio. As cartas de recomendação serão aceitas até o dia 10 de maio. Haverá uma pré-seleção e os candidatos pré-selecionados serão comunicados por e-mail e estarão sujeitos a uma entrevista por telefone ou skype. O resultado da seleção será divulgado por email até o dia 25 de maio.

No caso das vagas não serem preenchidas, uma segunda chamada pode ser realizada.

Na data de chegada para o inicio das atividades os candidatos selecionados deverão apresentar um atestado médico de boas condições de saúde.

Aproveite esta oportunidade de expandir e aprimorar seus conhecimentos, auxiliar na conservação da baleia franca austral e ter a experiência única de conviver durante este período na presença destes animais magníficos!