Blog

Primeiras baleias-franca chegam ao litoral sul de SC

Postado por:

http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2019/primeiras-baleias-franca-chegam-ao-litoral-sul-de-sc

As fotos das duas baleias já foram analisadas pela Diretora de Pesquisa do Instituto Australis.

A temporada reprodutiva das baleias-franca em Santa Catarina começou, com o registro das primeiras baleias na enseada da Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba, nessa segunda-feira, dia 8. Essa é a  principal enseada de ocorrência da espécie na região central da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.

As fotos das duas baleias já foram analisadas pela Diretora de Pesquisa do Instituto Australis,Karina Groch, e são baleias já catalogadas. “Sempre sonhei conseguir catalogar as primeiras baleias que chegam na região, e saber quem são. Agora foi possível, com o auxilio de um drone”, destaca Karina.

Ela explica que as duas baleias fotografadas nessa segunda-feira são fêmeas. Uma delas, catalogada como B349, é conhecida desde 2004, e já teve quatro filhotes aqui. A outra, B704, é conhecida desde 2013, e já teve 2 filhotes. “Pelo intervalo entre as avistagens, estas baleias possivelmente estão grávidas e devem dar à luz nos próximos dias. Isso é muito emocionante”, relata Karina.

Em 2018 foi registrado um número recorde de baleias na Rota da Baleia Franca, totalizando 284. Um acima da média, segundo os pesquisadores do Instituto Australis. Diversos fatores podem influenciar no número de baleias em áreas reprodutivas. Por exemplo, quanto mais alimento disponível, mais baleias podem migrar para áreas de reprodução.

Segundo Eduardo Renault, coordenador de Pesquisa do IA, para esta temporada pode vir um número de baleias dentro ou abaixo da média, uma vez que ano passado tivemos uma espécie de “boom” de baleias que possivelmente não reproduziram em anos anteriores. A média de outros anos registrada durante os sobrevoos é em torno de 100 baleias.

Rota da Baleia Franca

A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae com apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Saiba mais no site: www.rotabaleiafranca.com.br .

0
  Postagens Relacionadas
  • No related posts found.

Adicione um Comentário