Blog

Projeto ProFRANCA inicia monitoramento das baleias-franca em Santa Catarina com a chegada dos estagiários

Postado por:

A temporada reprodutiva das baleias-franca já começou e com ela o Projeto ProFRANCA, que conta com patrocínio Petrobras, está iniciando uma de suas principais atividades de pesquisa, o monitoramento por terra. 

De agosto a novembro, um monitoramento sistemático é realizado na região da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, contribuindo com a conservação da espécie. A metodologia empregada dá continuidade aos estudos de longo prazo realizados pelo Instituto Australis, para avaliar a abundância, o padrão de distribuição, a sazonalidade e o comportamento das baleias-franca. 

O monitoramento é realizado por uma equipe de 15 estagiários vindos de diversas partes do país, que foram selecionados por meio de um edital. Os estagiários são estudantes de Biologia e Oceanografia, que buscam experiências práticas em campo, complementando sua formação, e são imprescindíveis para a realização da pesquisa. Os estagiários chegaram na região na metade de julho, realizaram o treinamento teórico e prático até o dia 30 na sede do Projeto e agora estão distribuídos para monitorar 15 pontos de observação. De acordo com Carolina Bezamat, Analista Ambiental e Coordenadora do Monitoramento Terrestre, “durante o treinamento os estagiários recebem aulas teóricas sobre as baleias-franca, a metodologia de pesquisa e as atividades a serem realizadas durante o Programa de Estágio, bem como o funcionamento da instituição. Na segunda etapa do treinamento são realizadas aulas práticas com saídas a campo para aplicar a metodologia de pesquisa que irão utilizar durante o monitoramento das baleias nos pontos de observação”. Com este trabalho, o Projeto ProFRANCA, que conta com o patrocínio Petrobras, contribui com a capacitação e preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, essencial para a sua formação.

Os pontos de observação são estrategicamente localizados em pontos altos com ampla visibilidade das enseadas monitoradas, para registro das baleias avistadas. Ao todo, em 2021, serão monitorados 15 pontos desde o Farol de Santa Marta em Laguna/SC até a praia da Pinheira em Palhoça/SC. Para este monitoramento, o Projeto ProFRANCA conta com parceria com pousadas e hotéis da região, bem como uma nova parceria que está sendo iniciada com a Prefeitura do Município de Palhoça e com a Secretaria de Turismo de Laguna. 

As avistagens são compartilhadas nos stories das redes sociais do ProFRANCA e também de forma mais detalhada no mapa do site: baleiafranca.org.br na aba “Onde tem baleia?”.

As praias monitoradas são:

– Praia Grande e Prainha, Cardoso e Cigana (Farol de Santa Marta), Mar Grosso, Praia do Gi, Praia do Sol e Itapirubá Sul (Laguna)

– Itapirubá Norte, Praia da Vila, Porto, Praia d’água, Ribanceira, Ibiraquera, Luz e Rosa (Imbituba)

– Garopaba, Siriú e Gamboa (Garopaba)

– Guarda do Embaú, Pinheira de Cima e Pinheira de Baixo (Palhoça)

Uma das atividades dos estagiários é atuar na sede do Projeto. “Os estagiários também irão auxiliar na recepção do público em nosso Centro de Visitantes, que foi revitalizado e foi reaberto à visitação nesta semana, seguindo todas as orientações e cuidados com relação à pandemia”, explica Daiana Bezerra, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do ProFRANCA.

A temporada reprodutiva das baleias-franca vai de julho a novembro, com pico de ocorrência em setembro, quando será realizado o principal sobrevoo de monitoramento da espécie. Este ano, o ProFRANCA também está realizando saídas embarcadas para um estudo inédito sobre a ecologia alimentar das baleias-franca. Para saber mais, visite www.baleiafranca.org.br e acompanhe nossas redes sociais @institutoaustralis.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

0
  Postagens Relacionadas

Adicione um Comentário