Escolas de Garopaba, Imbituba e Laguna participam do Programa ABC do Franquinho: descobrindo o mar na primeira infância

Escolas de Garopaba, Imbituba e Laguna participam do Programa ABC do Franquinho: descobrindo o mar na primeira infância

O Programa “ABC do Franquinho: descobrindo o mar na primeira infância”, foi elaborado especialmente para crianças e tem como objetivo levar a temática da baleia-franca para dentro da escola e proporcionar experiências lúdicas e marcantes para os pequenos.

Assim, foram desenvolvidas oito vídeo-oficinas com cerca de 4 minutos cada para serem disponibilizadas aos estudantes e professores(as), que juntos se tornaram os verdadeiros protagonistas do Programa. As vídeo-oficinas foram desenvolvidas em um ambiente lúdico e divertido, abordando de forma leve e criativa curiosidades sobre a baleia-franca por meio de diálogos entre a educadora e o Franquinho, uma baleia-franca de pelúcia que representa a mascote do Programa.

Além dos diálogos com a mascote, cada vídeo-oficina contém atividades práticas que foram divididas em: momento ciência, momento artístico e momento musical, incentivando a participação ativa das crianças para a construção de objetos e brinquedos e com materiais de fácil acesso.

Dentre os temas abordados nas vídeo-oficinas estão o nascimento da baleia-franca, uma vez que a região Sul de Santa Catarina é um berçário natural para a espécie. Cuidado com o meio ambiente, características dos mamíferos e biodiversidade marinha também fazem parte do conteúdo do Programa.

Como material de apoio ao conteúdo dos vídeos foi elaborado a cartilha “ABC do Franquinho”, e entregue a todos os estudantes, juntamente com um kit contendo ainda mochila, caderno, lápis, giz de cera e garrafinha tipo squeeze, para que a experiência das atividades se tornasse ainda mais marcante para os pequenos.

Em duas escolas o ProFRANCA teve a oportunidade de finalizar o Programa com uma visita presencial da educadora Daiana Bezerra e a estagiária Maria Eduarda, que faz a manipulação do mascote Franquinho. As crianças adoraram a visita, fazendo muitas perguntas ao Franquinho, dançando e cantando. Durante as visitas a equipe ProFRANCA seguiu todos os protocolos de distanciamento e uso de máscaras.

Foi um espaço para compartilhar conhecimentos sobre a baleia-franca e o mundo marinho e levar aos pequenos os encantamentos dessa espécie e do ecossistema costeiro da região. Falar desse universo é importante para despertar o pertencimento ao território, assim como valores éticos e estéticos junto à conservação da biodiversidade.  

Daiana Bezerra, educadora ambiental, do ProFRANCA, declarou: “Tenho um carinho especial por esse Programa e ver as crianças, professoras e até a gestão escolar se envolvendo e gostando das vídeo-oficinas, foi muito gratificante como profissional”.

As escolas que participaram do Programa foram Centro Educacional Eng. Francisco J. B. Catão, de Imbituba, o Colégio Curupira em Garopaba e o C.M.E.I Bairro Progresso em Laguna, com um total de 86 estudantes de turmas do Pré e primeiros anos. Além das crianças, as professoras, coordenadoras e diretoras se envolveram nas oficinas e agradeceram pela oportunidade, sendo que já se mostraram interessadas em continuar participando do Programa no próximo ano letivo.

O ProFRANCA disponibilizou as oito vídeo-oficinas no canal do ProFRANCA no YouTube, para que ainda mais crianças possam ter acesso e se divertir com o Franquinho e as atividades propostas. Clique aqui para conferir todas as vídeo-oficinas.

A cartilha do ABC do Franquinho está disponível para download em nosso site. Clique aqui para baixar.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Nenhum Comentário

Envie um Comentário

Instituto Australis
Petrobras
Governo Federal
Apoio: